terça-feira, 14 de dezembro de 2010

VITÓRIA DOS ESTUDANTES DA UFU NO CONSELHO DIRETOR (CONDIR)

Por Vilmar Martins

No dia 10 de dezembro de 2010, foi convocada uma reunião extraordinária do Conselho Diretor (CONDIR) para tratar da pauta “Utilização dos espaços físicos da UFU para promoção de eventos culturais, esportivos, de lazer e sindicais”. Este assunto, alvo de tantas polêmicas na mídia, na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo, que se desdobrou inclusive num processo administrativo e judicial contra 11 estudantes da UFU, teve um desfecho positivo.

Para quem ainda não sabe do que se trata, este assunto começou a ser discutido em 2009 no CONDIR e tudo indicava que a Universidade deixaria de realizar em seu âmbito os eventos festivos e confraternizações. A justificativa era de que as festas, além de perturbar o silêncio, eram eventos propícios para o consumo de álcool e outras drogas entre os estudantes. Nesse sentido era preciso então proibir, literalmente, o consumo de bebida dentro da UFU e, por conseqüência, inviabilizar as festas.

Uma grande mobilização dos estudantes foi feita a partir de então. Várias assembléias estudantis, CONDAS, passagens em sala e panfletagem se realizaram, atentando para esta grave ameaça aos espaços democráticos de integração extra-salas-de-aula. O exemplo mais conhecido foi a ocupação do CONDIR no dia 12 de março, que inclusive teve repercussão na imprensa nacional. Porém, é necessário lembrar que esta reivindicação não foi a única que moveu cerca de 300 estudantes à porta da reitoria, nem tampouco a ocupar a sala de reuniões do conselho e fazer uma assembléia com o Reitor onde foram debatidos vários problemas da universidade.

Na tentativa de apresentar uma proposta que solucionasse o impasse causado pelas festas na UFU, tanto da problemática do consumo exagerado de bebida, quanto na perturbação dos vizinhos, os estudantes representantes discentes do conselho obtiveram em maio deste ano, a vista do processo que tratava desta matéria. Quando tudo parecia estar finalmente encaminhando para uma solução, o conselho boicotou a leitura da proposta de resolução para a normatização dos eventos festivos, proposta esta feita pelo movimento estudantil da UFU representado pelo DCE, mas que infelizmente foi vetada no CONDIR.

A pauta, então, foi deixada de lado e só agora voltou à ordem do dia, quando uma reunião extraordinária foi convocada para tratar exclusivamente do assunto, tendo como relator o diretor do Instituto de Economia. Era inegável que a proposta elaborada pelos estudantes e vetada pelo conselho era a melhor e mais avançada proposta de regulamentação das festas na UFU. Sabendo disso, o novo relator não teve escolha, apresentou ao conselho a proposta construída anteriormente pelos estudantes e o CONDIR teve que reconhecer este fato. A solução, como nós afirmamos desde o começo é CONSCIENTIZAR, EDUCAR, POLITIZAR, e não proibir.

Esta é uma vitória dos estudantes da UFU. O Diretório Central dos Estudantes, gestão Movimento e Construção 2010, acreditou e acredita sempre na capacidade de intervenção e mobilização dos estudantes, tanto nos espaços do Movimento Estudantil, quanto nos espaços institucionais como o CONDIR. A ameaça de proibir as festas e a bebida alcoólica acabou. Oferecemos esta vitória a todos que acreditaram no movimento estudantil combativo, que não se vende para governos e reitorias e que sabe propor o que é melhor para os estudantes e para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário