sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Moção de Apoio da ANEL ao Movimento Estudantil da UFU

No primeiro semestre de 2010 o Movimento Estudantil da UFU se manifestou contra medidas propostas pela reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, reivindicando de forma pacífica (entre outras pautas) a retirada do quadro do general Costa e Silva fixado na reitoria e o direito de socialização (arte, cultura e lazer) nos espaços da universidade, ou seja, contra a privatização do espaço físico das universidades públicas e de medidas arbitrárias que ferem princípios democráticos historicamente conquistados. Uma das pautas polêmicas – contra a proibição da venda/consumo de bebidas alcoólicas no interior da universidade em momentos de confraternização – que levanta inclusive a questão do consumo consciente de bebidas alcoólicas pela juventude ganhou maior relevância na mídia descaracterizando o movimento enquanto um ato político. Dentre as principais reivindicações estavam à luta pela paridade no conselho universitário e a arbitrariedade com que a nova gestão vinha impondo suas decisões.

Diante desse quadro, o movimento estudantil dessa universidade passou a ser fortemente criminalizado pela mídia burguesa e por setores conservadores da comunidade universitária, sendo acusado de cárcere privado, depredação do patrimônio público e formação de quadrilha.

Frente a isso, a ANEL vem a público se manifestar contra a criminalização pela qual vem passando o movimento estudantil da Universidade Federal de Uberlândia.

Defendemos incondicionalmente a liberdade de expressão, manifestação e organização política dos movimentos sociais, logo do movimento estudantil.


Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário