segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Moção de Apoio do DCE UFSC ao Movimento Estudantil da UFU

Moção de repúdio aos atos contra estudantes na UFU.


A atual sociedade em que vivemos atravessa um truculento momento político. Nela, podemos destacar que os direitos sociais, como o de integração, de acesso a arte e a cultura, estão nos sendo a cada dia que passa, mais tolhidos, por vezes nos são até negados dentro do principal local de efervescência artístico-cultural que se conhece: a Universidade. A Universidade, ponto central de difusão de conhecimento, e partida das principais revoluções históricas, está fechando suas portas para a emancipação humana atuar em seus discípulos. E isso não se pode aturar.
As jornadas trabalhistas e os direitos historicamente conquistados com muita luta e mobilização das classes trabalhadoras, estão sendo passados para trás, esquecidos e engavetados. O que não se engavetam são os casos promíscuos de políticos corruptos e ações ditatoriais abertamente ligadas aos grupos que reinam soberanos no poder brasileiro.
Por esses e entre outros motivos, nós do Diretório Central dos Estudantes Luis Travassos, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, que compartilhamos aqui deste mesmo embate que assegure nossos direitos universais, repudiamos veementemente a ação de criminalização do Movimento Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, pois acreditamos na validade da batalha por direitos básicos como a integração sócio-artístico-cultural. Sendo assim, apoiamos estes estudantes que não estão sós, seja da maneira que nos for possível e cabível, no combate ao furto desses direitos que proporcionam, entre outras coisas, a autonomia do Movimento Estudantil e a emancipação do ser-humano.



Diretório Central dos Estudantes Luis Travassos
Universidade Federal de Santa Catarina

Um comentário:

  1. Olá estudantes.
    Eu quero saber o que tem sido feito contra as taxas de FI na UFSC.
    Por acaso alguém já se juntou pra ir no ministério público pra dar um basta nesse abuso contra os estudantes?
    O que o DCE tem feito para eliminar essa taxa?
    Será que só cartazes na porta do RU vai resolver alguma coisa?
    Por favor, me digam o que tem sido feito para acabar com esta vergonha na UFSC, que está tornando esta universidade cada vez mais privada!

    ResponderExcluir