quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Moção de apoio do DCE UFC

Moção de apoio à Luta dos Estudantes da UFU


O Diretório Central dos Estudantes da UFC vem se colocar a público para mostrar uma indignação acerda das mais diversas ofensivas de criminalização dos movimentos sociais, dentre eles o movimento estudantil.


Percebemos enquanto um posicionamento nacional a restrição cada vez maior dos espaços da universidade: restrição de espaços para realização de reuniões, proibição de realização de festas ou até mesmo a não permissão de se colar cartazes na universidade.
Dessa vez, foram os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) as vítimas dessa prática cada vez mais freqüente nos governos e reitorias deste país. Uma ocupação muito importante foi organizada no dia 12 de março pelo movimento estudantil da UFU. Manifestação legítima que levantava a bandeira da utilização dos espaços da universidade e de democracia. Sabemos do histórico de luta do movimento estudantil da UFU, tanto como outras universidades que sofrem com a mesma precariedade das condições de ensino, pesquisa e extensão do ensino superior brasileiro.

Meses depois, foi aberto um inquérito com o intuito de perseguir e punir todos e todas que se colocaram em protesto na ocupação do 12 de março. Com isso, visam calar o movimento estudantil e todo e toda estudante ousa protestar contra qualquer medida imposta na UFU.


Não tratamos esse processo como um caso isolado. Na UFC, também passamos por diversos processos de criminalização por conta das lutas que travamos dentro e fora da universidade. e declaramos solidariedade e apoio aos e às companheiros e companheiras que não somente pela ocupação, mas em diversos momentos, lutam em defesa da educação como um direito de todos e todas e por uma universidade radicalmente democrática.

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES UFC - GESTÃO DA LUTA NÃO ME RETIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário